ASSINE
search button

Mario Vargas Llosa afirma que Barack Obama será reeleito

Compartilhar

Prêmio Nobel de Literatura, o peruano Mario Vargas Llosa acredita que Barack Obama será reeleito para a presidência dos Estados Unidos, em 6 de novembro. Em entrevista exclusiva ao Terra, o escritor falou sobre as razões pelas quais Obama assumirá seu segundo mandato.

"Eu acho que a eleição vai ser decidida mais por aqueles que votam contra, do que pelos que votam a favor. Obama vai ganhar pois muitos eleitores não querem Romney, que representa uma posição tão extrema que entra em contradição com o sentimento da classe média norte-americana de não optar pelo extremismo", disse Vargas Llosa, que já se candidatou à presidência do Peru.

Esta não é a primeira vez que o escritor faz comentários sobre a política dos Estados Unidos. Em janeiro de 2008, ele escreveu em uma coluna, publicada no jornal espanhol El País, que Obama iria ganhar a eleição.

"O senador Obama é o primeiro líder negro nos Estados Unidos que conquistou o coração de brancos, negros e hispânicos, com um discurso que não apela para questões raciais... É constante sua pregação para que haja a superação das barreiras artificiais, que geralmente levantam as ideologias, o racialismo (que não se pode confundir com racismo, embora esteja contaminado por este), o feminismo, com as noções mais elevadas de liberdade, justiça, legalidade, oportunidades, educação e segurança para todos, sem exceção", posicionou-se ele na ocasião.

Pesquisas recentes mostram Obama com uma modesta vantagem em quase todos os Estados em que a eleição será decidida. A mais recente, publicada pela faculdade Leyes Marquette, apontou o atual presidente com 49% das intenções de votos, contra 42% de Romney.