ASSINE
search button

Obama diz que pode repensar envolvimento dos EUA na Síria

Jornalista japonesa morreu em Aleppo após confrontos nesta segunda-feira

Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nessa segunda-feira (20) que Washington pode repensar seu envolvimento no conflito na Síria caso o presidente Bashar al-Assad utilize armas químicas. Segundo Obama, os EUA considerarão ultrapassar uma “linha vermelha” o uso ou a preparação para uso de armas químicas ou biológicas para atacar rebeldes no país. Nesta segunda-feira, os rebeldes sírios começaram a falar na unificação das brigadas do Exército Livre da Síria (ELS).

O presidente americano, destacando que “até este momento” não ordenou engajamento militar de suas forças armadas na Síria, disse a jornalistas que preocupa muito aos EUA e a seu aliado na região, Israel, a questão das armas químicas e biológicas.   

“Uma linha vermelha para nós é (se) virmos uma movimentação ou utilização de armas químicas. Isso mudaria o meu cálculo”, disse Obama.

Jornalistas

Uma jornalista japonesa, cujo nome não foi divulgado, morreu após conflitos em Suleiman al-Halabi, bairro da região leste de Aleppo, onde houve violentos confrontos nesta manhã. De acordo com a ONG Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), outros três jornalistas, uma libanesa, um árabe e um turco, estão desaparecidos na cidade. Ao menos 25 profissionais da imprensa morreram em decorrência dos conflitos na Síria desde o início do ano, segundo a Press Emblem Campaign (PEC).