ASSINE
search button

Egito convoca embaixador da Santa Sé para tratar sobre Israel

Compartilhar

O chanceler do Egito, Mohamed Ahr, anunciou que convocou o embaixador da Santa Sé no país para pedir esclarecimentos sobre as negociações entre o Vaticano e Israel sobre o status econômico e fiscal dos bens da Igreja, em particular em Jerusalém.    

Em conversa com jornalistas, o ministro egípcio das Relações Exteriores expressou o rechaço do Egito à conclusão de qualquer acordo que possa prejudicar os direitos dos palestinos.    

Amr ainda pediu ao Vaticano o respeito às Convenções de Genebra, relativas ao Direito Humanitário Internacional.    

Ele assegurou, porém, que já recebeu informações que o acordo com Tel Aviv ocorre há 30 anos e remetem a negociações sobre as questões financeiras e fiscais da Igreja que estão em negociação desde antes da Guerra dos Seis Dias, ocorrida em 1967.    

O chefe da diplomacia egípcia afirmou ainda que o embaixador da Santa Sé já afirmou que o Vaticano também mantém negociações com a autoridade palestina sobre o mesmo tema.    Recentemente, a Liga Árabe manifestou sua contrariedade ao acordo, que teria avançado após um encontro da Comissão Bilateral Permanente, e que, segundo o órgão, reconheceria indiretamente a anexação israelense de Jerusalém Leste, porção reivindicada pelos palestinos.