ASSINE
search button

Obama proporá a Putin novas reduções em armamento nuclear 

Compartilhar

SEOUL, Coreia do Sul -O presidente americano, Barack Obama, anunciará na segunda-feira que proporá novos cortes em armas nucleares ao novo presidente russo, Vladimir Putin, quando os governantes se encontrarem em maio, informou uma autoridade americana neste domingo.

Obama deverá porpor um seguimento do Tratado de Redução de Armas Nucleares fechado com o atual presidente russo, Dimitri Medvedev. Medvedev fará sua última reunião com Obama como presidente em Seul nesta segunda-feira.

"Ao tomar um passo maior no sentido de um novo tratado Start (Tratado de Redução de Armas Estratégicas), ele indicará sua confiança de que os EUA poderão reduzir no futuro seus estoques enquanto manterá seus compromissos", disse o funcionário.

"Isto continuará sendo uma prioridade nas relações com a Rússia, e o presidente levantará esta questão com o presidente eleito Putin em sua primeira reunião em maio."

Obama encontrará Putin na cúpula do G8 em Camp David em Mayland em maio. As conversas representam um novo estágio nas relações EUA-Rússia desde que estas receberam novo impulso quando Obama assumiu a presidência em 2009.