ASSINE
search button

Terremoto na Turquia pode ter deixado até mil mortos

Compartilhar

O terremoto que atingiu neste domingo a província de Van, no leste da Turquia, pode ter causado entre 500 e 1.000 mortos, segundo o diretor do Instituto de Sismologia de Kandilli, Mustafa Gedik.

O instituto de geofísica americano USGS confirmou que o tremor teve 7,3 graus de magnitude.

Várias casas desabaram em consequência do abalo registrado na província de Van, na fronteira com o Irã, informou a agência de notícias Anatólia, que fala de ocorrência de réplicas.

O USGS informou ainda que o epicentro ocorreu às 10h41 GMT, a 19 km no nordeste da cidade de Van.

Poucos minutos depois, ocorreu uma réplica de 5,6 de magnitude, localizada 19 km a nordeste de Van e a uma profundidade de 12 km, de acordo com o instituto americano, referência na matéria.

Antes, um canal de tv turco informou que um tremor de magnitude 6,6 atingiu o leste da Turquia. O instituto sismológico de Kandilli, em Istambul, afirmou, por sua parte, que a magnitude foi 6,6.

"Alguns edifícios sofreram danos, mas não recebemos informações de vítimas. O tremor causou muito pânico", afirmou o prefeito de Van, Bekir Kaya, ao canal NTV.

O dirigente informou ainda que a rede telefônica da cidade, que possui 380.000 habitantes, sofreu danos.

Um terremoto dessa intensidade costuma provocar muitos danos na Turquia, onde muitas casas são construídas sem respeitar as normas de segurança.

Estas leituras se baseiam na escala aberta de Magnitude de Momento, utilizada atualmente pelo serviço sismológico americano, que mede a área da falha de ruptura e a quantidade total de energia liberada pelo movimento telúrico.