ASSINE
search button

Vladimir Putin acusa EUA de "parasitar" economia mundial

Compartilhar

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, acusou nesta segunda-feira os Estados Unidos de "parasitar" a economia mundial com sua dívida, durante um encontro com jovens favoráveis ao poder.

"O país vive de crédito além de seus meios, e carrega uma parte do peso (de sua dívida) na economia mundial. Parasita a economia mundial utilizando a situação de monopólio do dólar", afirmou.

O acordo de última hora alcançado no domingo sobre o novo teto da dívida americana, que ainda não foi aprovado pelo Congresso, "apenas adia a tomada de decisões para solucionar o problema de fundo", completou.

Putin cumprimentou, por outro lado, a "responsabilidade e o sentido comum" de Washington, que evitou um default.

"A economia americana é uma das locomotivas da economia mundial e se houver uma deficiência, não é positivo", completou.

"Alguns países como Rússia e China, tem uma parte importante de dólares em suas reservas, mas a questão não está aí, o problema é que a economia inteira (desses países) poderá se ver afetada", completou.

O presidente americano, Barack Obama, e os legisladores democratas e republicanos do Congresso chegaram a um acordo no domingo à noite para elevar o teto da dívida em ao menos 2,1 trilhões de dólares, uma medida que permitirá ao Tesouro aguentar até 2013, ou seja, depois das eleições de novembro de 2012.