ASSINE
search button

Voos cancelados no Uruguai e Argentina por cinzas de vulcão

Compartilhar

Cerca de 70 voos foram cancelados nesta sexta-feira no Uruguai devido à nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue, segundo o site do Aeroporto Internacional de Carrasco, que serve à capital uruguaia.

Ao menos 35 partidas e 31 chegadas foram canceladas desde as 7h00 locais (07h00 de Brasília), por parte das companhias aéreas Aerolíneas Argentinas, Pluna, TACA, TAM, Gol, LAN, Sol Linhas Aéreas e BQB.

A maioria dos voos afetados tinha como origem ou destino Buenos Aires, mas também foram suspensas conexões com Lima, Santiago, Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba.

A meteorologia do aeroporto indicou à AFP que há partículas residuais de cinzas afetando a província de Buenos Aires e o Uruguai, e estimaram que essa situação poderá estender-se para o restante do dia.

Esta é a quinta vez que os voos são afetados pela nuvem de cinzas do vulcão chileno, que entrou em erupção em 4 de junho.

Os aeroportos de Buenos Aires também cancelaram voos pelo segundo dia consecutivo por causa das cinzas vulcânias.

Vários voos de companhias internacionais e domésticos foram cancelados, atrasados ou desviados, informou o Aeropuertos Argentina 2000 em seu site.

A decisão de suspender os voos corresponde às companhias aéreas, preocupadas sobre como as cinzas podem afetar os motores dos aviões.