ASSINE
search button

EUA desmontam rede de tráfico de pessoas

Cinco brasileiros foram presos, acusados de levar imigrantes ilegais ao país

Compartilhar

Uma rede de tráfico internacional de pessoas foi desmontada, esta semana, por autoridades federais norte-americanas. Cinco brasileiros, suspeitos de levar imigrantes ilegais aos Estados Unidos, foram detidos em Nova Jersey, Massachusetts e no Texas. Eles viviam ilegalmente no país.

Centenas de imigrantes ilegais eram levados aos EUA pelo grupo, e grande parte é de mulheres que trabalham como dançarinas em clubes de striptease. Segundo os promotores, o grupo cobrava de US$13 mil a US$ 25 mil por cada imigrante que conseguisse atravessar para o território americano através do México, por St. Maarten, pelas Ilhas Virgens ou por  Porto Rico.

Os brasileiros presos podem ser condenados a pagar multas e pegar pena de até 10 anos de prisão. Mark Berman, advogado de defesa do grupo, não quis comentar o caso.

Documentos judiciais mostram que duas rotas principais eram utilizadas: uma via aérea, entre São Paulo e Cidade do México, e a outra via terrestre, de ônibus, ao longo da fronteira com os EUA. A segunda rota era mais cara, feita de avião e por barcos partindo de diversas ilhas do Caribe.

Com agências