ASSINE
search button

Ministra francesa das Finanças apoia empréstimo de 650 milhões de euros ao Rio, diz Cabral

Com o aval de Christine Lagarde, dinheiro seria usado em melhorias nas barcas e no metrô

Compartilhar

O governador Sérgio Cabral disse, na noite desta terça-feira, em Paris, que a ministra das Finanças da França, Christine Lagarde, deu total apoio para que a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) empreste ao Rio de Janeiro recursos da ordem de 650 milhões de euros já solicitados pelo governo do estado. Uma vez oficializado, o dinheiro será utilizado na Linha 4 do metrô (500 milhões de euros) e na melhoria do serviço das barcas na Baía de Guanabara (150 milhões de euros).

"A ministra Lagarde me declarou total apoio a um empréstimo dentro do espaço fiscal que o estado do Rio tem hoje", afirmou Cabral. "Nós, possivelmente, pegaremos 650 milhões de euros da Agência Francesa de Desenvolvimento: 500 milhões de euros para a Linha 4 do metrô, e 150 milhões de euros para o serviço de barcas.

A afirmação do governador ocorreu  depois do jantar anual da Câmara de Comércio Brasil-França, em que Cabralfoi o orador brasileiro. A ministra Lagarde falou pelo lado francês.

Durante o seu discurso, o governador também defendeu a candidatura de Lagarde para a direção-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI).

"Eu vejo na demonstração da ministra Lagarde, de ter ido ao Brasil em seu primeiro movimento (da candidatura ao FMI), uma sintonia com os valores mais profundos que o Brasil cultiva: a democracia e a relação independente entre os povos", disse o governador. "O que posso emitir é a opinião do meu ‘país’, que é o Rio de Janeiro. Se eu fosse o governo brasileiro, apoiaria explicitamente a ministra Christine Lagarde (para dirigir o FMI).