ASSINE
search button

Mario Vargas Llosa é desafiado para debate por assessor de Keiko Fujimori

Compartilhar

O economista Hernando de Soto, assessor da candidata presidencial de direita Keiko Fujimori, desafiou para um debate público o escritor e vencedor do Nobel de Literatura de 2010, Mario Vergas Llosa, que apoia o candidato de esquerda Ollanta Humala, antes do segundo turno do dia 5 de junho no Peru.

"Eu gostaria de discutir o futuro com Mario", disse De Soto, autor do livro "El Otro Sendero" (O Outro Caminho), destacando que o premiado escritor "deve esclarecer como um liberal pode apoiar um candidato com plano de governo chavista (em alusão ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez), isolacionista e que vai contra o livre mercado".

De Soto afirmou na noite de domingo em um programa de televisão que espera que Vargas Llosa aceite o desafio, porque "não aceitar indica claramente que ele está fugindo".

"Os Vargas Llosa tem criticado Keiko Fujimori e tem atacado principalmente as pessoas que a assessoram nesta campanha", acrescentou o economista, também consultor internacional.

Vargas Llosa e seu filho, o jornalista Alvaro Vargas Llosa, apoiam Ollanta Humala e consideram que Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000), condenado a 25 anos de prisão por violação dos direitos humanos, significaria o retorno da "máfia" que governou o Peru na década de 1990.

De Soto disse que "em um país onde o voto é obrigatório e onde nem todas as pessoas que votam necessariamente sabem formar opinião e que há uma campanha neste sentido por um notável escritor peruano evidentemente vai ter um efeito".