Cidade de Abyei, no Sudão, é atingida por série de incêndios
Vários incêndios atingiam nesta segunda-feira a cidade sudanesa de Abyei, submetida ao saque de homens armados desde sábado passado, quando o exército do norte assumiu o controle, informaram os Capacetes Azuis da ONU.
Milhares de civis fugiram para o sul depois que os soldados e tanques das Forças Armadas do Sudão (SAF) capturaram a localidade, violando os acordos de paz vigentes.
A Missão das Nações Unidas no Sudão (UNMIS) advertiu o governo do Sudão que era sua responsabilidade fazer a lei ser respeitada nos territórios que controla.
"A UNMIS condena com vigor os incêndios e os saques que estão sendo perpetrados na cidade de Abyei por elementos armados", disse a missão em um comunicado.
A ONU "pede ao governo do Sudão que chame as Forças Armadas sudanesas a assumirem suas responsabilidades e intervenham para acabar com estes atos criminosos", indica o comunicado.
Abyei, na fronteira entre o norte e o sul do Sudão, é um dos principais pontos de tensão do país desde 2005, com o fim da guerra civil entre o Norte muçulmano e árabe e o Sul, principalmente cristão e negro.

