ASSINE
search button

Cerca de 750 mil pessoas fugiram da Líbia pelo conflito

Compartilhar

Cerca de 750 mil líbios fugiram do país desde que Muamar Kadhafi lançou uma ofensiva contra os manifestantes antigovernamentais, afirmou a ONU nesta segunda-feira. 

"O conflito, o colapso das infraestruturas do Estado e a escassez de dinheiro e combustível estão causando sérios problemas à população da Líbia’, disse a subsecretária geral da Organização das Nações Unidas para Assuntos Humanitários, Valerie Amos, perante o Conselho de Segurança. 

A ONU não pode determinar com precisão o número de vítimas deixadas pelo conflito, que teve início em meados de fevereiro. 

No entanto, a funcionária da ONU detalhou que ao menos 746 mil pessoas abandonaram o país, cerca de 5 mil permanecem nos pontos fronteiriços do Egito, Tunísia e Níger e outras 58 mil estão desalojadas no oeste do país. 

Amos advertiu que a escassez está paralisando o país e que isto impactará ‘gravemente’ na população nos próximos meses, ‘sobretudo nos mais pobres e mais vulneráveis’. 

Os funcionários da ONU foram retirados de Trípoli após o edifício da organização ser saqueado, no dia 1º de maio, depois de um ataque da coalizão internacional que matou um dos filhos de Kadafi.