ASSINE
search button

Autoridade do islã diz que religião é contra jogar corpo no mar

Compartilhar

CAIRO - O islã é contra sepultamentos no mar, afirmou nesta segunda-feira um porta-voz do centro Al-Azhar, alta autoridade intelectual do islã sunita, depois que as autoridades americanas anunciaram ter jogado o corpo de Osama Bin Laden no mar para seguir a tradição muçulmana.

"Se é verdade que lançaram seu cadáver ao mar, o islã é completamente contrário" a isto, declarou à AFP Mahmud Azab, conselheiro do grande imã Ahmad Al Tayeb para o diálogo interreligioso.

"O islã é totalmente contra este tipo de comportamento", acrescentou, indicando que uma declaração oficial do grande imã comentando a este respeito deve ser divulgada ainda hoje.

As autoridades americanas informaram que o corpo de Osama Bin Laden, morto no domingo em uma operação de comandos especiais dos Estados Unidos no Paquistão, foi sepultado no mar. O local e as circunstâncias desta ação não foram explicadas.

De acordo com a tradição, o corpo de um muçulmano deve ser lavado por homens de fé muçulmana e sepultado o mais rápido possível, de preferência nas primeiras 24 horas após a morte. Em geral, o cadáver é coberto por uma mortalha branca.