ASSINE
search button

Obama recupera confiança da população após dezembro produtivo

Compartilhar

A popularidade do presidente Barack Obama aumentou depois de um mês de dezembro particularmente produtivo do ponto de vista legislativo, de acordo com uma pesquisa publicada nesta quinta-feira pela Universidade de Quinnipiac.

"Na metade de seu mandato, o presidente Barack Obama goza de 48% de opiniões favoráveis, diante dos 44% desfavoráveis, quase alcançando o limite simbólico dos 50% pela primeira vez desde outubro de 2009", afirma o estudo.

Em novembro, Quinnipiac atribuiu a Obama um nível de aprovação de 44%, frente a 49% de opiniões desfavoráveis.

Este aumento pode ser resultado de "uma reação ao êxito do Partido Republicano nas eleições legislativas de novembro ou aos acordos alcançados com os republicanos no Congresso durante a última sessão legislativa em dezembro", estimou o diretor adjunto de pesquisas da Universidade, Peter Brown.

O Partido Democrata de Obama sofreu um forte revés nas eleições de 2 de novembro ao perder o controle da Câmara de Representantes e ver reduzida sua maioria no Senado.

O presidente, no entanto, soube recuperar a confiança do povo americano graças a uma série de compromissos acertados com a oposição, como uma lei fiscal, a eliminação da proibição de tornar pública a condição homossexual no Exército e a ratificação de um novo tratado de desarmamento nuclear Start com a Rússia.

A pesquisa foi realizada de 4 a 11 de janeiro com 1.647 eleitores inscritos, com uma margem de erro de 2,4 pontos.