Jornal do Brasil

Domingo, 24 de Junho de 2018 Fundado em 1891

Internacional

Greve para Metrô de Santiago pela 1ª vez desde 1975

Jornal do Brasil

O metrô metropolitano de Santiago do Chile paralisou neste domingo os serviços pela primeira vez desde sua inauguração, em 1975, por causa de uma greve que os 700 condutores das composições mantém desde segunda-feira, em meio às negociações de um novo contrato coletivo.

Durante a semana, a empresa conduziu a greve com um plano de contingência que incluiu condutores substitutos e o fechamento de uma linha no setor sul da capital chilena, mas neste domingo decidiu paralisar completamente seus serviços.

A medida afeta 680 mil pessoas que utilizam o metrô aos domingos, 70% menos que a quantidade que a rede mobiliza de segunda a sexta-feira, como disse aos jornalistas Álvaro Caballero, gerente comercial da empresa.

Enquanto as conversas para resolver a greve se mantêm paralisadas, a empresa dispôs de uma rede de ônibus para atender à população. Mario Acuña, presidente do Sindicato que está em greve, afirmou que o plano de contingência tem um valor econômico superior que o custo da proposta dos trabalhadores, de alta salarial de 1,5% anual nos próximos quatro anos.

Portal Terra


Tags: chile, greve, metrô, santiago

Compartilhe: