ASSINE
search button

Explosão em mina da Nova Zelândia deixa mais de 30 desaparecidos

Dois mineiros sobreviveram

Compartilhar

WELLINGTON - Dois trabalhadores sobreviveram à explosão registrada nesta sexta-feira em uma mina de carvão no sul da Nova Zelândia, mas outros 36 mineiros que estavam no local no momento do acidente continuam desaparecidos.

"Dois trabalhadores saíram da mina e estamos procurando eles", declarou Peter Whittall, diretor da mina. "Até o momento não temos nenhuma comunicação com ninguém no fundo da mina", completou Whittall.

A explosão aconteceu às 16h30 locais (1h30 de Brasília) em uma mina de carvão de Pike River, na costa ocidental da ilha do sul da Nova Zelândia, um local isolado. Tony Kokshoorn, prefeito de Grey District, local do acidente, afirmou que os trabalhos de resgate da polícia têm o apoio de helicópteros e ambulâncias. "Vamos cruzar os dedos, mas a situação não é boa", disse Kokshoorn.

Segundo o site oficial de Pike River, a mina iniciou em 2009 a produção de carvão coque, destinado à siderurgia. O túnel de acesso, de 2,4 km de comprimento, foi escavado sob a montanha Paraoa. Esta é uma das poucas minas subterrâneas da Nova Zelândia, que tem muitas minas ao ar livre.

A maior catástrofe da mineração na história do país também aconteceu na costa ocidental da ilha do sul da Nova Zelândia, em 1896, quando uma explosão matou 65 trabalhadores na mina Brunner.