Ex-ministro das Finanças é o novo premier da Ucrânia
Agência AFP
KIEV - O Parlamento da Ucrânia aprovou nesta quinta-feira a nomeação como primeiro-ministro de Mykola Azarov, ex-ministro das Finanças e fiel colaborador do novo presidente Viktor Yanukovich. Ele recebeu o voto de 242 deputados, 16 a mais que o mínimo necessário.
Azarov, 62 anos, considerado um burocrata com um estilo de gestão rígido, é colaborador de Yanuckovich há muitos anos.
Ex-diretor da Receita e ex-ministro das Finanças, Azarov substitui Yulia Tymoshenko, que perdeu a eleição presidencial e teve o governo dissolvido na semana passada pelo Parlamento.
Em um discurso aos deputados antes da votação, Azarov reconheceu que o trabalho não será fácil. - O país está saqueado, os cofres públicos estão vazios, a recessão econômica continua - lamentou.
- A dívida do Estado triplicou e o orçamento de 2010 é inexistente - completou, antes de prometer a estabilização do país. A Ucrânia, antiga república soviética, se viu afetada em cheio pela crise econômica mundial.
Os deputados também aprovaram o nome do atual embaixador do país na Rúsia, o pró-ocidente Kostiantin Gryschenko, como chefe da diplomacia do país, posto que já ocupou de 2003 a 2005.
