Jornal do Brasil

Internacional

Berlusconi deixa hospital em Milão

Jornal do Brasil

Agência ANSA

ROMA - O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, deixou hoje o hospital San Raffaele, em Milão, onde estava internado desde o último domingo, quando sofreu uma agressão.

O médico pessoal do chefe de Governo italiano, Alberto Zangrillo, contou que Berlusconi "passou uma noite tranquila e sem dores", ao contrário da madrugada anterior.

No último domingo, após um comício, o italiano Massimo Tartaglia, de 42 anos, jogou uma estatueta do Duomo [catedral] de Milão contra o rosto de Berlusconi, que fraturou um osso do nariz, quebrou dois dentes e feriu o lábio superior.

Levado ao hospital San Raffaele, em um primeiro momento, previa-se que o chefe de Governo permaneceria internado por apenas 24 horas sob observação. Mas a hospitalização foi prolongada devido à persistência das dores.

Em um boletim sobre o quadro de saúde do premier divulgado na terça-feira, os médicos recomendaram que Berlusconi se afaste das atividades públicas por quinze dias.

O agressor foi detido por lesão corporal qualificada e encaminhado à prisão San Vittore, em Milão.

Desde o incidente, o premier recebeu uma série de telefonemas e mensagens de autoridades mundiais, como o presidente da França, Nicolas Sarkozy, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e o papa Bento XVI.