ASSINE
search button

Bush elogia 'Revolução Rosa' na Geórgia

Compartilhar

JB Online

LIMA - Horas antes de uma reunião com o presidente russo, Dmitri Medvedev, o presidente George W. Bush elogiou, em nota divulgada neste sábado, a "Revolução Rosa" ocorrida na Geórgia em 2003 e que libertou esse país de séculos de influência de Moscou.

- Nesse aniversário, nós, americanos, honramos os valentes cidadãos georgianos que defenderam a liberdade e renovamos nosso compromisso de apoiar a democracia, a independência, a soberania e a integridade territorial da Geórgia - de acordo com a mensagem especial, que está com a data de ontem, mas foi divulgada somente hoje.

O movimento que levou o candidato pró-Ocidente Mikhail Saakashvili ao poder, em Tiblisi, provocou celebrações em Washington e nas capitais européias, mas deflagrou uma irritada resposta de Moscou pelas mudanças em sua tradicional esfera de influência.

O presidente Bush, que terá sua primeira reunião bilateral com Medvedev desde a guerra entre Rússia e Geórgia em agosto, classificou os acontecimentos ocorridos há cinco anos como - um dos capítulos mais exemplares da história da liberdade.