ASSINE
search button

Irã se abre à AIEA esperando evitar novas sanções

Compartilhar

REUTERS

TEERÃ - O Irã espera que sua disposição em dar mais acesso a inspetores nucleares da ONU ajude a evitar novas sanções internacionais, disse na terça-feira o subsecretário do Conselho Nacional Supremo de Segurança Nacional, Abdolreza Rahmani-Fazli.

É a primeira vez que o Irã condiciona explicitamente as promessas de maior abertura à perspectiva de evitar as sanções. Uma equipe de inspetores chegou na segunda-feira ao Irã para discutir a cooperação nuclear do país.

O Irã já foi alvo de dois pacotes de sanções da ONU por sua recusa em suspender o enriquecimento de urânio, um processo que pode gerar combustível para energia nuclear civil ou para bombas, como suspeitam países ocidentais. Teerã garante que seus objetivos são pacíficos.

- Naturalmente, esperamos que em troca da vasta cooperação do Irã com a agência algumas ações adequadas sejam tomadas a fim de criar uma confiança mútua - disse Rahmani-Fazli à agência oficial de notícias do país, a Irna.

- Essas ações podem incluir a prevenção de outra resolução (de sanções da ONU) - acrescentou.

Um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA disse que o Irã continua longe de cumprir as condições para evitar novas sanções, a começar pela completa suspensão das atividades nucleares, tal qual exigiram várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

- Até que eles tenham cumprido tudo o que lhes foi solicitado pela lei internacional, é bastante difícil ver como vão conseguir qualquer crédito parcial por fazer gestos na direção da cooperação - disse o porta-voz Tom Casey.

- Esses gestos, tais quais os entendo, certamente não resultaram em dar à AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) ou a quem for qualquer tipo de clareza sobre essas questões que estão pendentes - afirmou.

- Pretendemos buscar uma resolução adicional do Conselho de Segurança, exceto se houver qualquer disposição em suspender (as atividades de enriquecimento) e avançar com as condições que lhes foram impostas.

As resoluções da ONU também exigem que o Irã coopere plenamente com as investigações da AIEA sobre o caráter do seu programa.