ASSINE
search button

Hillary mantém ampla vantagem sobre democratas

Compartilhar

Agência AFP

WASHINGTON - Hillary Clinton, que concorre à vaga de candidata pelo Partido Democrata para as eleições presidenciais de 2008, aumentou sua vantagem sobre os outros pré-candidatos de seu partido, afirma uma pesquisa feita pela USA Today/Gallup, divulgada nesta terça-feira.

Os números indicam que os entrevistados acreditam que a senadora de Nova York administraria melhor a luta contra o terrorismo internacional e a guerra do Iraque do que seu principal adversário, Barack Obama.

Hillary possui a maioria das intenções de voto entre os democratas, com 22 pontos de vantagem sobre Obama: possui 48% das intenções contra 26% do senador de Illinois (norte). O ex-senador John Edwards se encontra em terceiro lugar, com 12%.

Uma pesquisa feita anteriormente dava à Hillary uma vantagem de 14 pontos sobre Obama.

As pessoas entrevistadas para essa nova sondagem acreditam que Hillary Clinton faria uma melhor política externa que Obama, caso chegasse à Casa Branca. Ela também dirigiria melhor a luta contra o terrorismo (60%), as relações com os países hostis aos Estados Unidos (60%), a guerra do Iraque (56%) e cumpriria melhor seu papel como comandante-chefe das Forças Armadas.

A pesquisa foi feita entre 3 e 5 de agosto, com 490 pessoas, entre democratas e simpatizantes do partido. Sua margem de erro é de 5 pontos percentuais.