ASSINE
search button

EUA : Resgate de seis mineiros presos em mina demorará três dias

Compartilhar

Agência AFP

UTAH - Equipes de resgate buscavam nesta terça-feira os seis mineiros desaparecidos há mais de 24 horas numa galeria que desabou em Utah (oeste dos Estados Unidos) depois de um terremoto.

As autoridades advertem que o trabalho de busca poderá durar pelo menos três dias.

A mina está situada numa zona montanhosa à 200 km ao sudeste de Salt Lake City, a capital do estado de Utah.

Cem socorristas trabalharam durante a noite na zona de Genwal Mine em Crandall Canyon para encontrar os seis trabalhadores, que não foram ouvidos desde o desabamento da galeria na qual estavam na segunda-feira por volta das 03H50, hora local (08H50 GMT).

Apesar da grande mobilização das equipes de resgate - são ao todo 200 homens com maquinaria pesada para escavar a área - os progresos até agora têm sido muito lentos, disse Robert Murray, diretor da empresa Utah American Energy que operava a mina numa entrevista coletiva à imprensa nesta terça-feira.

Segundo o diário Salt Lake Tribune, os mineiros têm água suficiente para sobreviver por vários dias.

O comissário Lamar Guyman afirmou ontem à rádio local KSL que os mineiros estariam a "pelo menos entre 600 e 1.000 m de profundidade e devem estar juntos".

Um dos métodos de aproximação usado pela equipe de resgate será passar por um túnel vizinho ao da galeria desabada, explicou Murray