ASSINE
search button

Contingente americano no Iraque bate recorde

Compartilhar

REUTERS

WASHINGTON - Os Estados Unidos têm mais soldados no Iraque hoje que em qualquer outro momento da guerra, com um contingente total de cerca de 162 mil pessoas, disse o Pentágono nesta terça-feira. O porta-voz do Pentágono, Bryan Whitman, disse que esse número deve-se em parte à troca de turno entre as unidades. As novas unidades atuam junto com as que serão substituídas durante algum tempo, dentro do revezamento de soldados.

Segundo Whitman, o total de tropas costuma flutuar, mas o recorde anterior tinha sido de 161 mil pessoas em janeiro de 2005, quando o Iraque realizou eleições gerais.

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, determinou em janeiro que fossem enviados para o Iraque mais 30 mil soldados, principalmente para conter os conflitos sectários em Bagdá. De acordo com Whitman, descontando o movimento das unidades, o total é de cerca de 157 mil soldados.

Desde o início da guerra, em 2003, mais de 3.680 soldados dos EUA e dezenas de milhares de iraquianos morreram no Iraque.