ASSINE
search button

Após sete anos, líderes das duas Coréias voltarão a se reunir

Compartilhar

Agência JB

CORÉIA DO SUL - O presidente da Coréia do Sul, Roh Moo-hyun, e o líder da Coréia do Norte, Kim Jong-il, se reunirão entre os dias 28 e 30 de agosto, em Pyongyang, informou nesta terça-feira a agência sul-coreana "Yonhap".

Será a segunda vez em que as duas maiores autoridades das Coréias do Norte e do Sul se reunirão para relançar o processo de reconciliação.

O primeiro encontro do tipo, aconteceu em junho de 2000. Na época, Kim Dae Jung era o presidente sul-coreano e foi até a capital norte-coreana participar do histórico encontro. A reunião serviu para abrir o processo de diálogo e aproximação após mais de meio século de conflito.

Seul deve anunciar oficialmente a cúpula esta manhã.

Segundo a televisão pública sul-coreana "KBS", um funcionário de Seul viajou a Pyongyang recentemente para estabelecer a data do encontro. Os dois Governos fecharam a agenda com os temas na semana passada.

A imprensa sul-coreana especula que os dois governantes vão debater, entre outras questões, a situação atual do processo de desnuclearização da Coréia do Norte e o estabelecimento definitivo da paz na península. Tecnicamente os dois países continuam em guerra desde o armistício de 1953.