ASSINE
search button

Pequeno tsunami atinge o Japão sem causar danos

Compartilhar

REUTERS

TÓQUIO - Um terremoto de magnitude preliminar de 6,4 graus na escala Richter sacudiu a ilha russa de Sakhalin nesta quinta-feira, informou a Agência Meteorológica do Japão. O tremor emitiu um alerta de tsunami, mas ondas de apenas 30 cm atingiram a costa oeste da principal ilha do Japão, Hokkaido.

Não há informações imediatas sobre danos ou feridos e apenas alguns tremores foram detectados em algumas cidades de Hokkaido. Câmeras da televisão apontadas para o oceano não mostraram nenhuma modificação nos níveis do mar.

- Nós não sentimos o terremoto - disse Shinkichi Kudo, um porta-voz da prefeitura de Wakkanai por telefone. 'Estamos avisando os moradores sobre o tsunami, mas não aconselhamos ninguém a se retirar'.

Ondas de 30 cm foram vista em Wakkani, enquanto ondas menores de 10 a 20 cm também foram detectadas, informou a TV pública NHK. Ela alertou que ondas de até 50 cm podem acontecer.

O terremoto aconteceu por volta das 11h38 (horário local), disse a agência.

O Japão é um dos países mais ativos sismicamente. Um terremoto de 6,8 graus na escala Richter em 16 de julho matou 11 pessoas no departamento de Niigata, no norte do Japão.