ASSINE
search button

Maliki pede que ministros sunitas reconsiderem sua saída do Governo

Compartilhar

Agência EFE

BAGDÁ - O primeiro-ministro iraquiano al-Maliki, pediu nesta quinta-feira que os ministros do principal bloco sunita, a Frente do Consenso Iraquiano (FCI), reconsiderem sua retirada do Governo, anunciada na quarta-feira.

Segundo um comunicado do Governo, Maliki expressou seu 'mal-estar devido à saída de nossos irmãos da FCI do Governo de união nacional'.

A FCI - que inclui os três maiores partidos sunitas, entre eles o Partido Islâmico do Iraque, liderado pelo vice-presidente do país, Tareq al-Hashemi - anunciou nesta quarta-feira sua saída do Governo, ao considerar que Maliki não cumpriu suas reivindicações.

Entre essas exigências, estão o desmantelamento das milícias xiitas, um maior papel dos sunitas no processo político e a desvinculação das forças de segurança em relação ao Governo.

- Acreditamos que o diálogo e o entendimento são os melhores meios para encontrar soluções para qualquer tipo de problema e fazer frente aos obstáculos no processo político, neste momento crítico pelo qual passa nosso país - acrescentou Maliki.

A saída dos ministros sunitas do Governo é um dos golpes mais duros contra o frágil Governo de Maliki, que enfrenta pressões internas e externas para que consiga uma reconciliação nacional.