ASSINE
search button

Ex-prostitutas turcas fundarão partido contra a exploração sexual

Compartilhar

Agência EFE

ISTAMBUL - Duas ex-prostitutas turcas fundarão um partido político para lutar contra a exploração sexual e o tráfico de seres humanos, informou nesta quinta-feira a imprensa da Turquia.

Ayse Tükrükçü e Saliha Ermez, que trabalhavam no bordel Karaköy, em Istambul, se apresentaram como candidatas independentes nas eleições parlamentares de 22 de julho. Mas receberam apenas 196 e 95 votos, respectivamente.

- Seria bom se tivéssemos conseguido votos suficientes para entrar no Parlamento. Mas mesmo assim não desanimamos, porque conseguimos conscientizar os cidadãos - disse Saliha Ermez. Ela lembrou que seu objetivo era mostrar à população a péssima situação das profissionais do sexo.

Ermez também prometeu não retroceder em seu empenho político e continuar sua luta, fundando o Partido do Pan.

- A administração do partido será composta por vítimas da violência e dos maus-tratos a mulheres - informou Tükrükçü, que ocupará a Presidência.

Uma das ações políticas planejadas é uma greve de fome em Ancara. O objetivo é chamar a atenção para as condições em que trabalham as mulheres nos bordéis.

Na Turquia, a prostituição é praticada com licenças expedidas pelo Estado e nos lugares estabelecidos pelas autoridades.