ASSINE
search button

'Esquadrão' de estorninhos enfrenta praga de gafanhotos na China

Compartilhar

Agência EFE

CHINA - A região autônoma de Xinjiang, no noroeste da China, prepara um "esquadrão" de estorninhos, com ninhos artificiais, para conter as pragas de gafanhotos que chegarão nos próximos meses, segundo informou nesta quinta a agência estatal chinesa "Xinhua".

Xinjiang sofre a cada ano pragas de gafanhotos que afetam mais de 3 milhões de hectares cultivados. Até pouco tempo atrás, os fazendeiros se protegiam com pesticidas. No entanto, as autoridades acham que as aves serão ideais, já que se alimentam dos insetos. O dano aos cultivos deverá cair 70%, segundo as previsões.

Calcula-se que há 4 milhões de estorninhos em Xinjiang, que protegem mais de 130 mil hectares de cultivos, 20% do total. Cada 300 aves podem proteger um hectare.

Para atrair a quantidade suficiente de pássaros, os agricultores estão formando montes de pedra e rochas, onde estes pássaros costumam fazer seus ninhos.

No vale do rio Yili, uma das áreas mais afetadas pela praga de gafanhotos, as autoridades começaram a usar estorninhos em 2003. A cada ano, elas atraem 200 mil aves para lutar contra os insetos.

As autoridades de Xinjiang já testaram o uso de frangos, que também comem gafanhotos, mas não foram muito eficazes.