ASSINE
search button

Condoleezza Rice se reúne hoje com Salam Fayed e Mahmoud Abbas

Compartilhar

Agência EFE

RAMALA - A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, apresentará nesta quinta-feira ao primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad, e ao presidente da Autoridade Nacional palestina (ANP), Mahmoud Abbas, os objetivos da conferência de paz convocada pelos Estados Unidos, num encontro em Ramala.

Rice se reuniu na quarta-feira com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, a ministra de Relações Exteriores, Tzipi Livni, e o ministro de Defesa, Ehud Barak, além do presidente do país, Shimon Peres. Ela deve se encontrar com Fayed e Abbas esta manhã.

Fontes do Governo palestino informaram que Fayyad exporá à chefe da diplomacia americana os planos de seu Governo para impor a ordem e a segurança na Cisjordânia, impulsionar a economia e renovar os contatos com Israel.

Olmert sugeriu ontem à noite a Rice que, na conferência de paz convocada pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, israelenses e palestinos pactuem uma carta de 'princípios estipulados' para negociar o estabelecimento de um Estado palestino soberano, segundo fontes ligadas ao primeiro-ministro.

Por enquanto não há lugar marcado para a conferência anunciada por Bush. A Arábia Saudita já anunciou seu desejo de ser a sede. A maioria dos membros da Liga Árabe deve participar.

Abbas, segundo fontes da Presidência, conversará com Rice sobre metas políticas e pedirá o apoio americano para um acordo final de paz, com o estabelecimento de um Estado palestino na Cisjordânia e Gaza.