ASSINE
search button

Batiscafo russo Mir-1 pousa no fundo do mar perto do Pólo Norte

Compartilhar

Agência EFE

MOSCOU - O batiscafo russo Mir-1, com três ocupantes a bordo, pousou nesta quinta-feira no fundo do Oceano Glacial Ártico, próximo ao Pólo Norte, a 4.261 metros de profundidade, informou a agência oficial russa 'Itar-Tass'.

A nave, sob comando do piloto Anatoli Sagalevich, chegou ao fundo do mar às 12h08 de Moscou (5h08 de Brasília), após quase três horas de descida.

No batiscafo viaja Artur Chilingarov, vice-presidente da Duma (Câmara Baixa do Parlamento russo), especialista em expedições árticas e antárticas, além do deputado Vladimir Gruzdev.

- Nós pousamos suavemente. O solo é de cor amarelada e não se vêem habitantes das profundezas marinhas - disse Chilingarov, citado pela "Itar-Tass'.

O Mir-2, gêmeo do M-1, deverá chegar também ao fundo de mar em poucos minutos, pilotado por Yevgueni Cherniayev. Com ele viajam o cientista australiano Michael Mcdowell e o milionário sueco Friedrick Pausen, que pagou US$ 3 milhões para participar da aventura.

Além de realizar pesquisas científicas, a expedição buscará provas geológicas para demonstrar que o leito marinho de uma vasta zona do Pólo Norte pertence à Rússia.

Os cientistas pretendem demonstrar que a cordilheira submarina Lomonosov, que se eleva 3.700 metros do fundo do oceano e vai além do Pólo Norte, é uma continuação da plataforma continental da Sibéria.

A area tem 1,2 milhão de quilômetros quadrados, e acredita-se que a quarta parte das reservas mundiais de hidrocarbonetos está no seu subsolo.