ASSINE
search button

Bangladesh: mais de 5,7 milhões deslocados e 54 mortos em inundações

Compartilhar

Agência EFE

NOVA DÉLHI - Pelo menos 54 pessoas morreram e 5,7 milhões foram retiradas de suas casas devido às inundações que afetam Bangladesh, em plena estação da monção, informou a agência 'UNB' nesta quinta-feira.

Segundo o Centro de Alerta e Prognóstico de Inundações, o nível dos rios Ganges e Brahmaputra continua subindo e supera em vários pontos a marca considerada 'perigosa' pelas autoridades.

O conselheiro governamental de Alimentação, Ajuda e Gestão de Desastres, Tapam Chowdhury, qualificou na quarta-feira a situação como 'alarmante', embora não como um 'desastre nacional'.

Segundo dados divulgados pelo conselheiro, as inundações afetaram também 200 mil hectares de cultivo e 250 mil casas do país, muito sensível às chuvas porque sua superfície está somente um pouco acima do nível do mar.

O Estado-Maior do Exército de Bangladesh lançou uma campanha para supervisionar as operações de ajuda.

As chuvas da monção, um fenômeno que afeta o subcontinente indiano de julho a setembro, causam diversas mortes no país a cada ano, além de destruir muitas plantações e alagar campos agrícolas e outras propriedades.

No caso de Bangladesh, a intensidade das chuvas é agravada pelo fato de que 60 milhões dos 140 milhões de cidadãos vivem a menos de 10 metros acima do nível do mar, o que os torna especialmente vulneráveis às inundações.