ASSINE
search button

Soldado da Otan e sete talibãs morrem em combates no Afeganistão

Compartilhar

Agência EFE

CABUL - Pelo menos sete talibãs e um soldado da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) morreram em diversos combates no leste do Afeganistão, onde 21 sul-coreanos continuam seqüestrados pelos insurgentes, informaram nesta quarta-feira várias fontes.

O Exército afegão matou nesta terça-feira quatro talibãs no distrito de Andar, na província centro-oriental de Ghazni, segundo um comunicado divulgado hoje pelo Ministério da Defesa afegão.

Nesta província, o Exército está realizando uma operação militar contra os talibãs, como consta os folhetos que a Aviação afegã está lançando sobre Ghazni, onde 21 missionários sul-coreanos continuam sob poder dos talibãs.

Os panfletos pedem que a população afegã saia da zona, segundo o porta-voz do Ministério da Defesa Zahir Murad.

Em outro tiroteio contra os insurgentes, um membro da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), sob comando da Otan, também morreu nesta terça-feira no leste do Afeganistão, segundo um comunicado da Aliança Atlântica, que não determina a nacionalidade do soldado.

Na vizinha província de Zabul, outros três insurgentes morreram na segunda-feira à noite ao tentar atacar um comboio militar e receber a resposta dos soldados afegãos.

Os confrontos entre talibãs e as forças afegãs e internacionais acontecem no leste do país, onde os voluntários sul-coreanos continuam seqüestrados.

Os insurgentes executaram dois reféns, após terminar os ultimatos dados às autoridades afegãs.

O último prazo dado pelos seqüestradores terminou às 4h30 de Brasília de hoje, sem que haja notícias sobre os reféns. Os Governos de Cabul e de Seul intensificaram os esforços para conseguir a libertação dos sul-coreanos.