ASSINE
search button

Sarkozy defende criação de Estado palestino

Compartilhar

Agência EFE

CAIRO - O presidente francês, Nicolas Sarkozy, declarou que defenderá o direito dos palestinos a ter um Estado independente, assim como o de Israel viver em segurança, informou hoje o jornal 'Al-Ahram'.

- Continuarei defendendo firmemente o direito dos palestinos de ter um Estado independente, do mesmo modo que o direito de Israel à segurança -disse o chefe do Estado francês, na entrevista publicada pelo jornal.

- A França, em coordenação com seus parceiros europeus, pode continuar tendo um papel mediador para alcançar uma solução rápida ao conflito entre israelenses e palestinos - acrescentou.

O presidente francês ressaltou que 'o objetivo do Conselho de Segurança da ONU é chegar à solução dos dois Estados que convivam em paz e segurança'.

Sarkozy pediu que os palestinos renunciem à violência, e que os israelenses parem a construção de assentamentos nos territórios ocupados.

O chefe de Estado francês também falou sobre o conflito em Darfur e pediu o posicionamento rápido das forças da ONU de manutenção da paz para estabilizar a região sudanesa.

- A missão é urgente por razões humanitárias. Temos que acelerar o posicionamento da força conjunta de tropas da ONU e da União Africana em Darfur - acrescentou.