ASSINE
search button

Rice pede que não se percam oportunidades de paz

Compartilhar

Agência EFE

JERUSALÉM - A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, recebeu a promessa de apoio saudita nesta quarta-feira para a conferência de paz no Oriente Médio, e deu início a uma visita a Israel e à Cisjordânia com um apelo para que não se percam oportunidades de buscar a paz. Rice tenta dar um novo impulso ao esforço de paz entre Israel e o governo do presidente palestino, Mahmoud Abbas, na Cisjordânia, depois da tomada da Faixa de Gaza pelos islamitas do Hamas, em junho.

- Israel não vai perder essa oportunidade. Não vamos perder a oportunidade de promover um diálogo com Mahmoud Abbas e o governo palestino - disse a ministra das Relações Exteriores israelense, Tzipi Livni, ao lado de Rice.

Livni disse que é importante colocar as questões importantes sobre a mesa, mas indicou que o governo israelense ainda não está disposto a aceitar a proposta de Abbas de negociar assuntos definitivos.

- Às vezes não é inteligente apresentar as questões mais problemáticas primeiro - disse ela, quando questionada sobre se Israel está disposto a analisar as questões mais complicadas, como as futuras fronteiras com um eventual Estado palestino, a situação de Jerusalém e o problema dos refugiados.