ASSINE
search button

Incêndios nas Ilhas Canárias estão sob controle, após seis dias

Compartilhar

Agência EFE

MADRI - Seis dias após uma luta contra o fogo, autoridades das ilhas espanholas de Grande Canária, Tenerife e La Gomera puderam anunciar nesta quarta-feira o controle dos incêndios que arrasaram quase 35 mil hectares de florestas e acabaram com uma fauna diversa.

O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, viajou para Tenerife e Grande Canária para avaliar os danos, anunciando que na próxima sexta-feira o Conselho de Ministros aprovará um decreto-lei com a ajuda para os atingidos pelos incêndios e a criação em Tenerife de uma base da Unidade Militar de Emergências (UME).

Segundo fontes do governo, em Grande Canária, o fogo que afetou cerca de 20 mil hectares já está sob controle e os 5.200 moradores das regiões mais afetadas retornaram a suas casas, enquanto em Tenerife o incêndio atingiu 14.870 hectares e obrigou a retirada de 8 mil pessoas.

Zapatero, que viajou para as Canárias acompanhado pelo ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, e compareceu em entrevista coletiva junto com o governador regional, Paulino Rivero, advertiu que será usado todo o peso da lei sobre os autores dos incêndios.

Em Grande Canária, na sexta-feira passada, as autoridades prenderam um agente florestal que confessou ter provocado o fogo porque seu contrato terminava no dia 30 de setembro e temia ficar sem trabalho.