ASSINE
search button

Hamas responde entusiasmoad ao convite de Putin para reunião em Moscou

Compartilhar

Agência EFE

GAZA - O Hamas recebeu nesta quarta-feira com entusiasmo a intenção do presidente da Rússia, Vladimir Putin, de se reunir com líderes do movimento em Moscou e de agir como mediador entre o mesmo e os membros do Fatah.

- A Rússia é um país objetivo, queremos sua mediação e esperamos que os outros países árabes possam desempenhar um papel semelhante - disse o Hamas em comunicado oficial enviado à imprensa.

Segundo o documento, o grupo recebeu um convite de Putin no qual o líder russo expressa o desejo de se encontrar com representantes do movimento islâmico nas próximas semanas.

Halil el-Haja, um dos líderes do Hamas, afirmou que uma delegação presidida pelo secretário político e líder máximo do movimento, Haled Meshaa, que reside na Síria, viajará em breve a Moscou.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, do Fatah, se reuniu na última terça com Putin, que expressou seu apoio, ao reconhecê-lo como o líder legítimo dos palestinos.

Além disso, o presidente russo afirmou acreditar que Abbas será capaz de restabelecer a unidade entre as facções palestinas.

- Quero assegurar que a Rússia vai apoiá-lo como líder legítimo do povo palestino. Tenho certeza de que o senhor fará todo o possível para restabelecer a unidade do povo palestino - declarou Putin, citado pelas agências russas, ao receber Abbas no Kremlin.

O presidente da ANP se negou a renovar o diálogo com o Hamas enquanto o movimento islamita continuar com o controle da Faixa de Gaza.

O Hamas tomou o controle de Gaza em junho após confrontos violentos com o Fatah. Como conseqüência destes episódios, Abbas criou um Governo de emergência que adquiriu o status de interino e controlado pelo primeiro-ministro Salam Fayyad.

Desde junho não há contatos entre o Hamas e o Fatah, que trabalha para fortalecer sua presença e Governo na Cisjordânia, enquanto o primeiro mantêm o domínio de Gaza.