ASSINE
search button

Casa Branca pede ao Congresso que aprove nova lei de espionagem

Compartilhar

Agência AFP

WASHINGTON - A Casa Branca fez um apelo ao Congresso americano nesta quarta-feira pela aprovação de uma lei que limite as restrições ao governo na vigilância das comunicações dos suspeitos de terrorismo, antes do recesso parlamentar que começa nesta semana. Após reunir-se com o presidente George W. Bush, os líderes da maioria democrata afirmaram que irão trabalhar com a Casa Branca para tentar aprovar o projeto que revisa a lei de vigilância de inteligência estrangeira (FISA), de 1978, ainda esta semana.

No entanto, enquanto a presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, disse acreditar que a Câmara conseguirá aprovar a lei esta semana, o líder da maioria do Senado, Harry Reid, declarou que não garante uma rápida aprovação por parte do Senado.

- É uma prioridade absoluta reformar a FISA antes que o Congresso saia de férias - afirmou o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow.

- Precisamos de um sistema que permita a nossas agências de inteligência atuar de maneira rápida e flexível para proteger os Estados Unidos - argumentou.

A reforma da FISA, proposta pela Casa Branca em abril, aliviaria as restrições de acesso a correios eletrônicos, chamadas telefônicas e outras comunicações dentro do país, e possivelmente permitiria aos Estados Unidos interferir livremente nas comunicações internacionais que passam pelo país.