ASSINE
search button

Americanos desconfiam de Bush como comandante-em-chefe, diz pesquisa

Compartilhar

Agência EFE

WASHINGTON - A maioria dos americanos desconfia do presidente George W. Bush como comandante-em-chefe e de sua capacidade na condução da Guerra do Iraque, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira. A pesquisa, realizado pela firma Zogby para a empresa de notícias UPI, indicou que 54% dos entrevistados desconfiam da capacidade de Bush como comandante-em-chefe do Exército dos Estados Unidos, e 60% desconfiam de seu julgamento no que se refere ao conflito no Iraque.

Já 38% disseram ter fé nas decisões militares do presidente e 24% o qualificam como bom condutor da guerra.

No entanto, o público americano desconfia, inclusive, mais do Congresso dos Estados Unidos em relação ao conflito no país árabe, já que apenas 3% deram boas qualificações pelo manejo da guerra. Os democratas em particular, que esperavam uma mudança de rumo na guerra agora que a oposição controla o Legislativo, 'expressaram profunda insatisfação com a forma como o Congresso administrou a guerra', segundo a pesquisa.

Entre os entrevistados filiados ao Partido Democrata, 94% deram ao Congresso uma avaliação negativa sobre o manejo da guerra. Já 42% acreditam que o Congresso deve financiar completamente a Guerra do Iraque para manter o nível atual de tropas no país.