ASSINE
search button

Rice pede à China que intensifique contatos com o Sudão

Compartilhar

Agência EFE

PARIS - A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, que está de visita oficial à França, pediu à China que intensifique sua relação e sua influência com o Governo do Sudão para buscar uma solução para o conflito político e humanitário em Darfur.

Em entrevista coletiva após se reunir com o ministro das Relações Exteriores francês, Bernard Kouchner, Rice elogiou a conferência internacional que Paris sediará na segunda-feira, cujo objetivo é buscar uma solução para a crise de Darfur.

Em quatro anos de conflitos, mais de 200 mil pessoas morreram na região e 2,5 milhões foram deslocadas.

Um vice-ministro chinês estará presente na conferência, já que Pequim é um dos principais aliados internacionais do Executivo de Cartum.

"A China tem responsabilidades no Conselho de Segurança da ONU e boas relações na África. Espero que intensifique sua atitude' em favor da pacificação de Darfur e da ajuda humanitária aos desabrigados.

Segundo Rice, a comunidade internacional não esteve 'à altura das particularidades' desta região sudanesa. A chefe da diplomacia americana defende que se pressione o presidente Omar al-Bashir para que dê novos passos rumo à pacificação.

Em 12 de junho deste ano, Bashir aceitou o envio de um contingente militar integrado pela União Africana (UA) e a ONU à região.

No entanto, a secretária de Estado americana destacou que 'ainda resta muito a fazer' e se mostrou convencida de que a conferência de amanhã em Paris trará uma solução para o conflito.

Kouchner concordou com Rice e fez algumas ressalvas. Segundo ele, a conferência não é uma reunião 'de pacificadores', mas tem por objetivo apoiar os esforços da UA e da ONU para a força militar mista, colaborar com as iniciativas para incorporar ao processo de paz os 19 grupos rebeldes e prestar assistência financeira.

- O campo humanitário é importante, mas não suficiente - afirmou o ministro francês.