ASSINE
search button

Rice assegura que Abbas é o único governante palestino legítimo

Compartilhar

Agência EFE

PARIS - A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, e o ministro de Exteriores francês, Bernard Kouchner, afirmaram neste domingo que o presidente da Autoridade Nacional Palestino (ANP), Mahmoud Abbas, é o único governante legítimo e interlocutor dos palestinos diante da comunidade ocidental.

Após se reunirem em Paris, Rice e Kouchner mostraram seu respaldo ao trabalho de Abbas, que formou um Governo de Emergência após destituir o primeiro-ministro, Ismail Haniyeh, líder do movimento islâmico Hamas.

- Abbas é o presidente de todos os palestinos. Não aceito a idéia de que haja duas direções políticas - afirmou a chefe da diplomacia americana, apoiada pelo ministro francês, que lembrou que os 27 membros da União Européia concordam com esta posição.

Os dois deram como exemplo de apoio internacional a Abbas a cúpula que acontecerá na segunda-feira em Sharm el-Sheikh (Egito) com a presença do presidente da ANP, o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, o rei Abdullah II da Jordânia e o presidente egípcio, Hosni Mubarak.

Isto significa que 'o mundo árabe' apóia o líder da ANP, segundo Rice, que defendeu a idéia de um Estado palestino que viva em paz e em segurança ao lado de Israel.

O ministro francês, no entanto, disse que o Hamas foi eleito pelo povo em eleições democráticas, e isto deveria levar também a se fazer 'alguma pergunta' sobre como enfrentar o futuro.