ASSINE
search button

Israel libera parte de verba congelada para governo de Abbas

Compartilhar

REUTERS

JERUSALÉM - Israel concordou neste domingo em transferir centenas de milhões de dólares para o governo do presidente palestino Mahmoud Abbas, uma medida para minar o controle do Hamas sobre Gaza.

A verba, que consiste em parte da receita fiscal palestina retida por Israel desde a vitória do Hamas nas eleições de 2006, é parte de um pacote inicial de benefícios para dar força a Abbas. O premiê israelense Ehud Olmert deve anunciar o pacote em um encontro no Egito, na segunda-feira.

Israel quer isolar o Hamas de forma econômica, diplomática e militar na faixa de Gaza, onde o grupo islâmico assumiu o controle na semana passada, ao mesmo tempo em que permite o aporte de fundos à administração de emergência de Abbas na Cisjordânia.

- Israel está liberando o dinheiro de graça? Não. Isso é em troca da destruição do Hamas e da resistência por Abbas - disse o porta-voz do Hamas, Fawzi Barhoum.

Um funcionário do governo israelense disse que o gabinete de Olmert aprovou a transferência de cerca de 350 milhões de dólares, menos do que os 700 milhões de dólares que, segundo os palestinos, estão retidos por Israel. Israel disse que a Justiça congelou parte dos fundos para cobrir a dívida palestina.

O dinheiro será liberado em etapas para o governo de Abbas, disse o funcionário, uma vez que esteja em ação um mecanismo para assegurar que a verba não chegue ao Hamas, em Gaza.

- Os israelenses devem liberar todo o nosso dinheiro. Ele é palestino, não israelense - disse à Reuters Saeb Erekat, assessor de Abbas, após a decisão do gabinete.

A porta-voz de Olmert, Miri Eisin, disse que o líder israelense e Abbas vão discutir na segunda-feira a 'transferência dos fundos' para o novo governo palestino.

Essas conversas, disse Eisin, também vão ser focadas nos 'modos de melhorar a qualidade de vida dos palestinos, principalmente na Cisjordânia', uma referência à diminuição das restrições de deslocamento na área ocupada.