ASSINE
search button

Haniyeh prevê que cúpula em Sharm el-Sheikh não terá resultados

Compartilhar

Agência EFE

GAZA - O primeiro-ministro destituído da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Ismail Haniyeh, afirmou neste domingo que a cúpula em Sharm el-Sheikh não terá nenhum resultado para os palestinos, e que o único caminho contra Israel é 'a resistência armada'.

A cúpula terá a presença do presidente da ANP, Mahmoud Abbas, do primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, do rei Abdullah II da Jordânia e do presidente egípcio, Hosni Mubarak.

Em discurso televisionado, Haniyeh qualificou a cúpula de uma "farsa' para comprar os palestinos com dinheiro, em referência aos fundos que Israel prometeu 'desbloquear' à ANP.

- O dinheiro pertence aos palestinos e não podem utilizá-lo como suborno para nos cegar - disse Haniyeh, acrescentando que 'os Estados Unidos e Israel não nos darão nada, alcançaremos nosso objetivo apenas pela via da resistência'.

O primeiro-ministro destituído falou diante de dezenas de funcionários islâmicos na Cidade de Gaza, em discurso no qual criticou duramente a cúpula de amanhã que acontecerá no balneário de Sharm el-Sheikh, na Península do Sinai.

"Advertimos (a Abbas) que não corra atrás das cúpulas israelenses, jordanianas e egípcias. Nosso país só voltará (a nossas mãos) por meio da resistência e da perseverança'.

Segundo Haniyeh, 'a essência do problema dos palestinos é a ocupação (israelense)', e é esta ocupação israelense que 'encoraja a divisão entre os palestinos'.

- A ocupação (Israel) endureceu o bloqueio a Gaza e fez fluir o dinheiro em Ramala, para agora manobrar politicamente em uma cúpula - sustentou Haniyeh.