ASSINE
search button

Gordon Brown promete renovar, ouvir e tirar lições

Compartilhar

REUTERS

LONDRES - O próximo primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Gordon Brown, prometeu neste domingo reformar o governo e tirar lições da guerra do Iraque, ao assumir a vaga de Tony Blair como líder do Partido Trabalhista.

Brown, 56, disse que saúde, educação e fim da pobreza infantil serão suas prioridades quando entrar na vaga de Blair como primeiro-ministro, na próxima quarta-feira, depois de uma espera agonizante pelo cargo.

- Nesta semana formarei um novo governo com novas prioridades para atender aos novos desafios de 2007 e adiante - disse Brown em encontro do partido em Manchester, no norte da Inglaterra, antes de ser aplaudido.

Brown concentrou seus esforços na busca pelo quarto mandato trabalhista seguido e disse que o coordenador de campanha deve estar pronto para uma eleição "quando o primeiro-ministro decidir convocar".

A próxima eleição seria em 2010, mas Brown pode convocar uma votação quando quiser.

Brown prometeu ouvir o público e disse que não haverá recuo nas reformas feitas por Blair no serviço público, que irritaram setores do partido.

- Se as pessoas acham que atingiremos nossos objetivos no futuro voltando a posições fracassadas no passado, então não aprenderam as lições que aprendi nos últimos 10 anos - disse.

Harriet Harman, experiente membro do parlamento de uma região de Londres, foi nomeada vice-líder trabalhista durante o encontro, depois de seis semanas de eleição dura.

- Vocês querem união e querem disciplina, e também debate - disse Harman, em recado a trabalhistas que estão cada vez mais desencantados depois de uma década de Blair e de anos de disputas entre os grupos do primeiro-ministro e de Brown.

Não havia sinais da disputa que marcou o relacionamento entre os homens mais poderosos da política britânica. Blair elogiou Brown e apertou sua mão efusivamente. Brown agradeceu pelos dez anos como primeiro-ministro.

Sobre economia, Brown prometeu tomar decisões de longo prazo que garantam estabilidade. Ele disse que a saúde será sua prioridade.

Sobre o Iraque, disse que não haverá retirada rápida de tropas britânicas, conforme muitos trabalhistas exigem, e prometeu construir "posição multilateral forte" em relação a desafios de segurança.