Jornal do Brasil

Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018 Fundado em 1891

Internacional

Chávez agradece a Lula declarações sobre 'RCTV'

Jornal do Brasil

Agência EFE

CARACAS - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, agradeceu neste domingo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelas declarações sobre a decisão de não renovar a concessão ao canal privado 'Radio Caracas Televisión' ("RCTV") e chamou-o de 'irmão'.

- Quero agradecer publicamente suas declarações - disse Chávez durante o programa semanal 'Alô, Presidente!'.

- Queriam que Lula falasse contra a decisão e conseguiram o contrário. Também fizeram que ele dissesse que os Estados Unidos intervieram na Venezuela e falasse das razões pelas quais Chávez diz o que diz dos EUA. - disse o presidente.

- Querem nos colocar para brigar, mas nunca vão conseguir - afirmou.

Chávez chamou Lula de 'irmão' e reiterou que as tentativas de criar conflitos entre os dois Governos fracassarão. O venezuelano reconheceu que os dois podem ter diferenças de matiz ou de enfoque, mas que concordam nos aspectos fundamentais da política externa, como por exemplo o processo de integração.

A 'RCTV' deixou de transmitir em sinal aberto em 27 de maio, porque o Governo não renovou a concessão. Mas a televisão continua funcionando e transmitindo por cabo e via satélite.

A medida foi criticada pelo Senado Federal, o que levou Chávez a denunciar a ingerência e qualificar o Congresso brasileiro de "papagaio' que repete as palavras de ordem de Washington.

A resposta gerou mal-estar entre os senadores do Brasil - os quais, segundo a imprensa venezuelana, poderiam dificultar a entrada da Venezuela no Mercosul.



Compartilhe: