ASSINE
search button

França pede que as Farc respondam Uribe de maneira construtiva

Compartilhar

Agência EFE

PARIS - O Governo da França pediu nesta segunda-feira que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) respondam de maneira construtiva à iniciativa do presidente colombiano, Álvaro Uribe, de soltar um grupo de prisioneiros para favorecer a libertação de reféns em poder desse movimento.

O porta-voz do Ministério de Exteriores francês, Jean-Baptiste Mattéi, disse nesta segunda-feira que teve conhecimento do comunicado das Farc, que neste domingo qualificaram de 'farsa' e 'demagógico' o programa de libertação condicionada de presos da guerrilha, a que não responderão de forma recíproca.

O diplomata francês referiu-se a declarações do presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, monsenhor Augusto Castro, que pediu às Farc uma mudança de atitude sobre o acordo humanitário para libertar seus reféns.

- Luis Augusto Castro pediu que as Farc reagissem de forma construtiva à iniciativa do presidente Uribe. Fazemos nossa essa chamada, disse Mattéi.

O porta-voz evitou estender-se em comentários sobre a possibilidade de que um dirigente das Farc que está detido na Colômbia, Rodrigo Granda, possa ir à França dar provas de que a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt está viva.

- Os contatos continuam. Essa perspectiva (da viagem de Granda) é hipotética, disse o porta-voz de Exteriores.