ASSINE
search button

TV de Hamas mantém programa infantil criticado por atacar Israel e EUA

Compartilhar

Agência AFP

JERUSALÉM - A emissora de televisão Al Aqsa, controlada pelo movimento islamita palestino Hamas, manteve nesta sexta-feira a exibição de um programa infantil denunciado por Israel e outros países como uma tentativa de doutrinar as crianças contra o Estado hebraico e os Estados Unidos.

O programa, intitulado "Os Pioneiros do Amanhã", tem como protagonista o camundongo Farfur, um boneco quase idêntico ao Mickey Mouse, o célebre personagem de Walt Disney, que preconiza a resistência frente a Israel e os Estados Unidos e estimula as crianças a respeitarem os preceitos do Islã.

O ministro palestino da Informação, Mustafah Barghuthi, havia anunciado nesta semana um acordo com a emissora para retirar o programa, devido à sua "orientação política", uma informação replicada em seguida por Al Aqsa, que denunciou supostas "pressões e anunciou a manutenção do programa".

O episódio exibido nesta sexta-feira mostra Farfur em uma sala de aula, tentando colar numa prova.

Quando o professor pergunta porque ele olha as provas dos colegas, o personagem responde: "porque os judeus destruíram minha casa e minhas anotações e os livros estão sob os escombros".

- Peço a todas as crianças que se esforcem para ler e para que se preparem bem para seus exames, visto que os judeus não querem que sejamos instruídos - diz o protagonista.

Segundo o ministério israelense de Relações Exteriores, o programa doutrina crianças palestinas a favor da "violência, do ódio e do assassinato".

O Hamas, que participa do governo de união nacional palestino, é considerado uma organização terrorista pelos Estados Unidos e pela União Européia.