ASSINE
search button

Putin: Rússia e Turcomenistão têm grandes planos no campo da energia

Compartilhar

Agência EFE

MOSCOU - O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira em Ashkhabad, capital do Turcomenistão, que os dois países têm 'grandes planos' no âmbito da energia.

- Certamente, vamos falar principalmente de energia. Nisto somos parceiros diretamente estratégicos e temos grandes planos de trabalho conjunto - disse o chefe do Kremlin, citado pela agência oficial russa 'Itar-Tass', no começo de suas conversas com o presidente do Turcomenistão, Gurbanguly Berdymukhammedov.

Após as negociações, os chefes de Estado, em declaração conjunta, manifestaram seu grande interesse no desenvolvimento da cooperação entre os dois países no setor de gás e petróleo e no transporte de recursos energéticos.

Ambos afirmaram que concedem 'importância prioritária' ao cumprimento do acordo de cooperação no setor de gás assinado por Moscou e Achkabad em abril de 2003 para um período de 25 anos.

No entanto, os contratos assinados pelo Turcomenistão, quinto maior produtor mundial de gás natural, comprometem suas exportações do combustível apenas até 2009.

A declaração conjunta não menciona diretamente o projeto ambicionado por Moscou de construir um gasoduto que margeie o mar Cáspio pelo norte, passando por Turcomenistão, Cazaquistão e Rússia, para transportar gás natural da Ásia Central até a Europa.

Este gasoduto é alternativo ao Transcáspio, que cruzaria o mar Cáspio, desviando da Rússia, e ligaria as jazidas de gás centro-asiáticos com o Azerbaidjão e o duto já existente Baku-Tbilisi-Erzerum (Turquia), projeto apoiado pela União Européia (UE) e pelos Estados Unidos.

Sergei Naryshkin, vice-primeiro-ministro russo, declarou que o projeto do gasoduto margeando o mar Cáspio será debatido na cúpula de sábado entre Putin, Berdymukhammedov e o presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbaev, no porto turcomeno de Turkmenbash.

- O assunto está na agenda da reunião. Esperaremos, mas sejamos otimistas - disse Naryshkin, que se negou a comentar detalhes do projeto e do andamento das conversas.