ASSINE
search button

Peres defende diálogo 'sério' de Israel com árabes

Compartilhar

REUTERS

JERUSALÉM - Israel estaria preparado para 'negociações sérias' com um grupo de países da Liga Árabe a respeito de um acordo de 'terra por paz', disse o vice-primeiro-ministro Shimon Peres na sexta-feira.

Os chanceleres de Egito e Jordânia, agindo como um grupo de trabalho da Liga Árabe, relataram na quinta-feira no Cairo pela primeira vez à colega israelense, Tzipi Livni, os detalhes da proposta árabe de paz.

O grupo de trabalho deve enviar uma delegação a Israel nas próximas semanas para promover o plano, que oferece a normalização das relações de Israel com o mundo árabe em troca da volta às fronteiras de 1967.

- Se o lado árabe apresentar a proposta, Israel estará disposto a apresentar a sua oferta a fim de conduzir conversações sérias para encontrar um terreno comum. Esta oportunidade não deve ser perdida, afirmou Peres a uma delegação norte-americana, segundo uma autoridade israelense.

Peres não deu detalhes sobre a eventual oferta israelense.

O primeiro-ministro Ehud Olmert já apontou pontos positivos no plano árabe, embora Israel se oponha à volta de refugiados palestinos para casas que hoje ficam no Estado judaico. Além disso, Israel também pretende manter para si alguns blocos de assentamentos na Cisjordânia.