ASSINE
search button

Nacionalistas escoceses chegam a um acordo com o Partido Verde

Compartilhar

Agência EFE

LONDRES - O Partido Nacionalista Escocês (SNP), vencedor das eleições autônomas realizadas no dia 3, e o Partido Verde chegaram a um 'acordo de cooperação' para trabalhar juntos no Parlamento de Edimburgo, afirmaram hoje ambas as legendas.

Com o acordo, os Verdes se comprometem a votar a favor do líder do SNP, Alex Salmond, como ministro principal e apoiar as nomeações que possa fazer, enquanto os nacionalistas, em troca, apoiarão um projeto de lei sobre mudança climática.

O acordo é resultado de cinco dias de negociações entre os partidos, depois da vitória dos nacionalistas.

Nas eleições autônomas, o SNP obteve 47 cadeiras, enquanto os Verdes conseguiram duas.

Os dois partidos informaram hoje que estão comprometidos a trabalhar juntos para a aprovação de uma legislação que permita reduzir a poluição ambiental e a oposição à construção de novas centrais de energia nuclear.

No entanto, o 'acordo de cooperação' não significa um Governo de coalizão, já que, para isso, são necessárias 65 cadeiras. O SNP terá que governar sozinho em cooperação com os Verdes.

Salmond disse à imprensa que o acordo marcará o ritmo do novo Parlamento nos próximos quatro anos.

- O Partido Verde representa um importante grupo de opinião na Escócia, independentemente do número de cadeiras, disse.

- Se for eleito ministro principal, quero trabalhar com o Partido Verde, e também com outros, para construir uma Escócia mais bem-sucedida, ao situar assuntos vitais, como a mudança climática, no centro de nossa agenda, afirmou Salmond.

O líder dos Verdes, Robin Harper, disse que o acordo estabelece as bases para 'políticas progressistas' na Escócia.

- As conversas construtivas identificaram muitos objetivos comuns, como o bloqueio da energia nuclear, o combate à mudança climática e a ampliação dos poderes do Parlamento escocês, disse Harper.

- Este é o começo de um processo, e trabalharemos de maneira positiva com a administração do SNP em assuntos de amplo acordo, afirmou o líder dos Verdes.

Os nacionalistas tinham pedido ao Partido Liberal-Democrata (terceiro maior do Reino Unido) que aceitasse dialogar com eles sobre a formação de um Governo de coalizão, mas esta legenda é contrária ao plano de Salmond de convocar um plebiscito sobre a independência da Escócia dentro de quatro anos.

Nas eleições autônomas do dia 3, o SNP conquistou 47 cadeiras das 129 que compõem o Parlamento escocês, contra 46 dos trabalhistas, 17 dos conservadores, 16 dos liberal-democratas, dois dos Verdes e um independente.

Os Verdes estão de acordo com os nacionalistas em relação à independência e à oposição ao plano de renovação dos mísseis nucleares Trident, construídos na Escócia.

Com exceção de política externa, imigração, defesa, seguridade social, emprego e segurança nacional, pelos quais Londres responde, os outros poderes correspondem ao Parlamento da Escócia, mas os nacionalistas querem ampliá-los.