ASSINE
search button

Ministro tcheco defende consenso na Otan sobre escudo antimísseis

Compartilhar

Agência EFE

BERLIM - O ministro de Exteriores tcheco, Karel Schwarzenberg, defendeu nesta sexta-feira, em Berlim, que os aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) busquem uma solução conjunta aos polêmicos planos dos Estados Unidos de instalar um escudo antimísseis no leste da Europa.

Após um encontro com o ministro de Exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier, Schwarzenberg se mostrou partidário de buscar uma solução na Otan, mas reconheceu que há 'opiniões divergentes' sobre o projeto americano.

As declarações do ministro tcheco coincidiram com o começo oficial das negociações entre Praga e Washington para instalar radares na Républica Tcheca.

Steinmeier se mostrou reservado sobre esta questão, e disse que era preciso esperar que terminassem as consultas entre os Estados Unidos e a Rússia.

Os Estados Unidos querem estabelecer na Polônia e na República Tcheca um escudo contra mísseis balísticos que poderiam ser lançados, por exemplo, a partir do Irã.

O projeto gerou receios na União Européia (UE) e fortes protestos em Moscou, que ameaçou se rearmar caso o projeto se torne realidade.